Coronavírus: prefeitura anuncia medidas de acolhimento a pessoas em situação de rua de BH

Voluntário explica que morador em situação de rua ainda está “perdido”. São 4,6 mil pessoas vivendo nessa situação em Belo Horizonte

Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), as secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e de Saúde (SMSA) da prefeitura de Belo Horizonte anunciaram, nesta sexta-feira, medidas de proteção à população em situação de rua.

A partir da próxima semana, a prefeitura iniciará o serviço temporário para homens e mulheres em situação de rua que apresentem sintomas de gripe e que precisem permanecer em quarentena. A administração ressaltou que não existem casos identificados na cidade neste público, mas já adotou ações preventivas em parceria com o Sesc, que suspendeu as atividades na unidade Venda Nova e a colocou à disposição do projeto. Inicialmente, o serviço contará com 300 vagas. No acolhimento, pessoas em situação de rua terão atendimentos de higiene pessoal e saúde, além de alimentação.

A grupos que precisam de maior atenção devido ao coronavírus, como os idosos em situação de rua, mas sem sintomas de gripe, o albergue Tia Branca atenderá também durante o dia, com 100 vagas em período integral a partir da próxima semana. Os usuários terão acesso a quartos, alimentação, banheiros, roupas de cama e banho, produtos de higiene e cuidados pessoais. A prefeitura também anunciou que ampliará a rede da assistência social com uma unidade de acolhimento para mulheres em situação de rua, com mais 50 vagas.

Já neste sábado, a prefeitura passará a distribuir marmitex para a população em situação de rua também aos finais de semana. A PBH ainda planeja a ampliação da distribuição de material de higiene para a população em situação de rua.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/27/interna_gerais,1133127/coronavirus-prefeitura-bh-acolhimento-pessoas-em-situacao-de-rua.shtml

Check Also

UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

  UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL atualizado em 30/03/2020 | 12:03 Os Serviços de Acolhimento Institucional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *